Nova edição ampliada, com 396 páginas e projeto gráfico impecável para empresários, disponível também em Ebook.

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Leitura obrigatória: em nova edição ampliada, com 396 páginas e projeto gráfico impecável, a MS Business Publishing publica livro para empresários.

A segunda edição ampliada e atualizada do livro “Prepare-se! Faça sua empresa crescer” de Paulo Sergio de Moraes Sarmento.

Mais que a importância das grandes empresas, estatais e multinacionais, o Brasil é formado por milhões de empresas de pequeno e médio porte, normalmente fruto do esforço de empreendedores que se arriscam na árdua missão de constituírem suas empresas. Um sonho que não deveria se transformar em pesadelo – o que infelizmente acontece com muitos, já que a taxa de mortalidade das empresas antes do quinto aniversário é altíssima no país. De autoria do economista, jornalista, empresário e consultor de empresas, Paulo Sergio de Moraes Sarmento, a segunda edição ampliada do livro “Prepare-se! Faça sua empresa crescer” leva a assinatura da editora MS Business.

Ao longo das 396 páginas, o autor proporciona ao leitor uma série de informações e conteúdos relevantes que visam chamar a atenção do empresário para analisar o seu negócio como um todo. Talvez uma das lições mais importantes seja a necessidade de profissionalização na gestão dos negócios. “Vemos muitas empresas que se utilizam apenas do instinto, do faro do dono para tomar decisões. Mas este é um erro que pode colocar a vida da empresa em jogo”, alerta Moraes Sarmento.

E por falar em vida, o autor se utiliza de exemplos sobre o funcionamento do corpo humano e do Sistema Nervoso Central para explicar uma empresa. “Podemos estar com o coração batendo, respirando e com o sangue circulando. Mesmo assim seremos considerados legalmente mortos caso o cérebro deixe de funcionar”.

No mundo dos negócios acontece algo similar. “Uma empresa com lucros e receitas insuficientes, e custos elevados, está doente. Uma empresa defasada em seus processos, sem renovação dos equipamentos, sem atualização tecnológica, está doente e não sabe”, coloca. E, para prevenir ou mesmo combater as ‘doenças empresariais’, Moraes Sarmento aponta o conhecimento como o grande aliado do empresário e de suas equipes. “A falta de instrução impede a evolução como um todo, reduz a capacidade de produzir para o bem comum”.

Como antídoto, apresenta uma série de análises abordando os principais fatos que marcaram as últimas quatro décadas no Brasil e no mundo, sob sua visão particular sobre as consequências trazidas pela crise de 2008. “Trata-se de um desastre econômico e mundial, cujo desenrolar ainda estamos acompanhando e cujos efeitos obrigaram a tomada de medidas urgentes em quase todos os países. Foi a maior, sem dúvida! Talvez a mais devastadora e a mais rápida de todas as crises existentes”.

Com uma linguagem simples, Moraes Sarmento faz o empresário compreender todas as transformações do mundo atual a partir de temas como a demografia e as classes sociais, o comércio internacional, o universo dos investimentos e instituições financeiras, a revolução tecnológica, a política, a economia e até os impactos ao meio ambiente. “A explosão demográfica pode ser uma maravilha do ponto de vista da produção e do consumo, mas também significa mais lixo sendo produzido, mais carros circulando, mais esgotos, mais consumo de água e alimentos, além de necessidade de mais espaço para abrigar tantas pessoas”.

Após análises de macro ambiente e de cenários, o autor  discorre sobre  os aspectos  importantes da gestão de um negócio, como a formação da cadeia de valores, o fluxo de caixa, lucro e valor, formação de preços, custos, vantagem competitiva, ponto de equilíbrio, análise de risco, contabilidade gerencial e oportunidades.

Além de muita informação, o leitor tem o passo a passo para a elaboração de um plano de negócios e de um planejamento estratégico,  essenciais para qualquer empresa.  “É parte do processo gerencial que possibilitará estabelecer o rumo a ser seguido, com vistas à obtenção de um nível de otimização da empresa em relação aos seus ambientes interno e externo”, defende.

Em suma, Paulo Sergio de Moraes Sarmento convoca o empresário a assumir a liderança de sua empresa, a analisar os seus pontos fortes e fracos para fazer o seu negócio prosperar e crescer. “O empresário do século XXI, mesmo tratando-se de uma pequena empresa, deve ater-se exclusivamente à tarefa de obter informações, organizá-las, ir a campo visitar clientes, estar atento à concorrência, cuidar pessoalmente do planejamento estratégico e, por fim, acompanhar os números e os relatórios de resultados”.

Sobre o Autor

Nascido em 1945, portanto da geração pós II Guerra, vivenciou todas as grandes mudanças econômicas brasileiras e mundiais, a importante evolução tecnológica e social que formou a base para o que vemos hoje e ainda para o que virá. Estudioso e proativo, acumula grande experiência por ter sido executivo e consultor de grandes, médias e pequenas empresas, participando de vários projetos industriais, comerciais e atividades ligadas à comunicação e ao conhecimento, como produtor, editor e professor.

É especialista em estruturação e crescimento de empresas, em planejamento estratégico, novos negócios e complexidades. É sócio e CEO do grupo MS Business, graduado em economia, também é jornalista, especialista em Gestão Estratégica Empresarial, Marketing Estratégico pela American Marketing Association – EUA, Marketing Direto pela Direct Marketing Association – EUA, Segurança Nacional e Desenvolvimento pela Adesg – Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Guerra. Palestrante, professor e articulista sobre economia, gestão e planejamento. Seu primeiro livro foi Marketing Direto – Um Novo Caminho (1985) e, até hoje, está em sua quarta obra.

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